SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Grade variability analysis and its use in mine planningHaul roads structural design in open pit mines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

OJEDA, Ricardo José Montesinos; LIMA, Odair Alves de; ZANIN, Massimiliano  and  LEAL FILHO, Laurindo de Salles. Parâmetros de dispersão de ar em células mecânicas de flotação em usinas brasileiras. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 271-278. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200017.

O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir a determinação dos parâmetros de dispersão de ar em células mecânicas de flotação, em circuitos industriais brasileiros. Foram investigados os circuitos rougher e scavenger das usinas RPM, Taquari-Vassouras, Copebras e Fosfértil-Catalão (atual Vale Fertilizantes). Nas usinas RPM e Taquari-Vassouras, foram determinados a velocidade superficial do ar (Jg), o hold-up do ar (εg), o diâmetro médio de bolhas (d32) e o fluxo de área superficial de bolhas (Sb). Para as outras usinas, foram determinados somente o Jg e εg. Os resultados mostraram que, com exceção da RPM, todos os circuitos investigados apresentaram baixos valores para os parâmetros de dispersão do ar. Taquari-Vassouras apresentou os mais baixos valores médios para Jg e εg, respectivamente, 0,05 cm/s e 5%. Os maiores valores de Jg foram determinados no circuito rougher da Copebras, 1,17 cm/s, ao passo que a RPM apresentou os maiores valores para o hold-up e tamanho de bolha, respectivamente, 31% e 2,61mm. Os valores obtidos, para Sb, situaram-se abaixo daqueles reportados na literatura.

Keywords : Velocidade superficial do ar; hold-up do ar; tamanho de bolhas; célula de flotação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese