SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Grade variability analysis and its use in mine planningHaul roads structural design in open pit mines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

OJEDA, Ricardo José Montesinos; LIMA, Odair Alves de; ZANIN, Massimiliano  and  LEAL FILHO, Laurindo de Salles. Parâmetros de dispersão de ar em células mecânicas de flotação em usinas brasileiras. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 271-278. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200017.

O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir a determinação dos parâmetros de dispersão de ar em células mecânicas de flotação, em circuitos industriais brasileiros. Foram investigados os circuitos rougher e scavenger das usinas RPM, Taquari-Vassouras, Copebras e Fosfértil-Catalão (atual Vale Fertilizantes). Nas usinas RPM e Taquari-Vassouras, foram determinados a velocidade superficial do ar (Jg), o hold-up do ar (εg), o diâmetro médio de bolhas (d32) e o fluxo de área superficial de bolhas (Sb). Para as outras usinas, foram determinados somente o Jg e εg. Os resultados mostraram que, com exceção da RPM, todos os circuitos investigados apresentaram baixos valores para os parâmetros de dispersão do ar. Taquari-Vassouras apresentou os mais baixos valores médios para Jg e εg, respectivamente, 0,05 cm/s e 5%. Os maiores valores de Jg foram determinados no circuito rougher da Copebras, 1,17 cm/s, ao passo que a RPM apresentou os maiores valores para o hold-up e tamanho de bolha, respectivamente, 31% e 2,61mm. Os valores obtidos, para Sb, situaram-se abaixo daqueles reportados na literatura.

Keywords : Velocidade superficial do ar; hold-up do ar; tamanho de bolhas; célula de flotação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)