SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Air dispersion parameters in mechanical flotation cells of industrial Brazilian plantsSimulation of the mineral breakage using a fractal approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SOUSA, Lilian Masetti Lobo Soares de; OLIVEIRA FILHO, Waldyr Lopes de  and  LIMA, Hernani Mota de. Dimensionamento estrutural de estradas de mina a céu aberto. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp. 279-284. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200018.

Uma estrada de mina foi dimensionada com materiais típicos ocorrentes em mineração de minério de ferro no Brasil, utilizando-se os métodos empíricos CBR e DNER. Através do programa de dimensionamento estrutural mecanístico-empírico ELSYM5, compararam-se os resultados obtidos pelos métodos anteriores e propôs-se a otimização do dimensionamento feito pelo método DNER. Os resultados mostram que a espessura total do pavimento calculada pelos dois métodos é, basicamente, a mesma, sendo que a espessura da camada de base pelo método DNER é superior à obtida pelo CBR, enquanto o oposto ocorre com a sub-base. Ambos os dimensionamentos mostram, através da aplicação do software ELSYM5, que não são os mais apropriados, visto que a deformação de algumas camadas, principalmente no caso CBR, está acima do limite aceitável de 2000 µε. Através da variação da espessura das camadas, obteve-se um dimensionamento adequado, que levou à redução da espessura da camada total do pavimento de 1,97 m para 1,40 m. A redução da deformação das camadas, em que se variou o módulo de elasticidade, demonstra a importância da realização de ensaios de caracterização física dos materiais.

Keywords : Estrada de mina; dimensionamento estrutural; métodos empíricos CBR e DNER; método mecanístico-empírico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese