SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Haul roads structural design in open pit mines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rem: Revista Escola de Minas

Print version ISSN 0370-4467

Abstract

SILVA, André Carlos; BERNARDES, Américo Tristão  and  LUZ, José Aurélio Medeiros da. Simulação computacional da quebra mineral usando uma abordagem fractal. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2012, vol.65, n.2, pp.285-288. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672012000200019.

A Lei de Hukki é uma lei empírica que não leva em conta vários tipos de perda de energia durante o processo de fragmentação mineral. Uma vez que resultados experimentais são muito difíceis de obter para uma ampla de faixa de tamanho de fragmentos, a verificação desta lei se torna muito difícil. A relação entre as fraturas e o processo de fragmentação com geometria fractal foi proposta algumas atrás. Leis empíricas conhecidas neste contexto mostram características básicas da geometria fractal, principalmente auto afinidade e comportamento de lei de potência. Desta forma, neste artigo é apresentado um modelo para simular o processo de fragmentação e verificar a relação entre o consumo de energia e o tamanho dos fragmentos gerados. O modelo é representado por uma rede regular onde os arcos da rede representam os caminhos gerados no processo da geração da fratura. A energia dos eventos de fragmentação foi modelada por uma função de distribuição de probabilidades. No modelo proposto não existe perda de massa e a propagação das fraturas ocorre seguindo uma caminhada aleatória auto evitável em uma rede regular.

Keywords : Simulação; quebra mineral; fractal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License