SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1Opalas laranjas de Buriti dos Montes, Piauí: inclusões sólidas como guias genéticosMetodologia para controlar a influência de fatores de processo na fabricação de pedra composta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467

Resumo

PETTER, Patrícia Melo Halmenschlager; VEIT, Hugo Marcelo  e  BERNARDES, Andréa Moura. Lixiviação de ouro e prata de placas de circuito impresso de celulares. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2015, vol.68, n.1, pp.61-68. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/0370-44672015680152.

Nos dias atuais, há uma infinidade de modelos, tamanhos e configurações de equipamentos eletro-eletrônicos disponíveis para o consumo. Visando a realizar a reciclagem e o reaproveitamento dos metais preciosos encontrados nas placas de circuito impresso (PCI) dos celulares, esse trabalho tem o objetivo de caracterizar o ouro presente nas PCI dos aparelhos celulares e desenvolver uma rota de reciclagem para o ouro e a prata, utilizando reagentes alternativos ao cianeto, como o tiossulfato de sódio e tiossulfato de amônio. Esses reagentes agridem, numa menor intensidade, o meio ambiente e a saúde do trabalhador. Primeiramente realizou-se uma caracterização com água-régia. Os resultados mostraram 86.26g Au/tonPCI e 123.85g Ag/tonPCI. Na segunda caracterização, foi utilizado o reagente comercial a base de cianeto e o resultado foi de 112.02g Au/tonPCI e 26.13gAg/tonPCI. Para a lixiviação com tiossulfato de sódio, chegou-se ao resultado de 9.02g Au/tonPCI, na lixiviação do ouro, e de 33.88g Ag/tonPCI, na lixiviação da prata, comparando com os resultados da caracterização usando reagentes a base de cianeto.

Palavras-chave : placas de circuito impresso; lixiviação; soluções de tiosulfato.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )