SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número2Análise não linear elastoplástica de cavidades cilíndricas em maciços rochosos usando o critério de Hoek-BrownMagnetometric exploration in intrusive basic with evidence of gold in northern region of the Camaquã Sedimentary Basin (RS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Rem: Revista Escola de Minas

versão impressa ISSN 0370-4467versão On-line ISSN 1807-0353

Resumo

ROSSI, Daniel Quinaud  e  ENDO, Issamu. Modelo estrutural da região de Fábrica Nova, Sinclinal Santa Rita, Quadrilátero Ferrífero: mecanismo de dobramento por flanking folds. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2015, vol.68, n.2, pp.153-162. ISSN 0370-4467.  http://dx.doi.org/10.1590/0370-44672015680058.

O presente trabalho se concentra na aba leste do sinclinal Santa Rita, (Dorr 1969), a partir da região conhecida como Fábrica Nova. Importantes depósitos de minérios de ferro estão localizados nos flancos dessa estrutura, como os de Timbopeba, Alegria, São Luiz, Tamanduá, Almas e Fábrica Nova. Esse sinclinal é uma dobra de escala sub-regional de direção axial N-S com raízes no embasamento adjacente do Complexo Santa Bárbara e seccionada pela falha de Água Quente. A investigação propõe a hipótese de que o arcabouço estrutural da região é resultante da superposição de pelo menos três fases de deformação sobre a nappe Ouro Preto. A mina de Fábrica Nova, localizada na porção central da área estudada, está inserida em uma estrutura sinformal de eixo 100/20, o sinforme de Fábrica Nova. Para a geometria particular dessa região, é proposto um modelo com base no mecanismo de dobramento por Flanking Folds (Passchier 2001). Esse mecanismo se daria através de um encurtamento crustal de direção E-W da fase de deformação F4.

Palavras-chave : Geologia Estrutural; Quadrilátero Ferrífero; Santa Rita Syncline; Fábrica Nova de Minas; Fábrica Nova Syncline.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )