SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Reflex sympathetic dystrophy following herpes zosterHypertrophic pachymeningitis and parotiditis: unusual ocurrences of the Wegener's granulomatosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

SANTIAGO, Mittermayer Barreto et al. Condrocalcinose articular familiar. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2004, vol.44, n.4, pp. 305-307. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042004000400012.

Condrocalcinose articular familiar é uma condição clínica caracterizada pela deposição de cristais de pirofosfato de cálcio no líquido sinovial e cartilagens articulares levando à artrite. Descrevemos três membros de uma família com condrocalcinose cujo quadro clínico era caracterizado por artrite intermitente em dois e artrite crônica lembrando artrite reumatóide em um. A avaliação radiológica mostrou calcificações em cartilagens de diversas articulações, particularmente de joelhos. A utilização de colchicina foi suficiente para prevenir as crises de artrite em dois pacientes e o paciente com a forma crônica necessitou uso contínuo de antiinflamatórios não-hormonais. Embora aparentemente rara no Brasil, não afastamos a possibilidade desse dado estar subestimado e sugerimos que seja realizada uma avaliação radiológica articular dos familiares de todo paciente com diagnóstico de condrocalcinose esporádica.

Keywords : condrocalcinose familiar; artrite; pseudo-gota; doença de deposição de pirofosfato de cálcio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese