Acessibilidade / Reportar erro

Capilaroscopia periungueal seriada (CPU) como parâmetro de monitoramento da evolução de pacientes com diagnóstico inicial de fenômeno de Raynaud (FRy) isolado ou de doença indiferenciada do tecido conjuntivo (DITC)

Serial nailfold capillaroscopy (NFC) as a tool for prospective evaluation of patients with initial isolated Raynaud's phenomenon (RP) or undifferentiated connective tissue disease (UCDT)

OBJETIVOS: Análise evolutiva retrospectiva de alterações capilaroscópicas e correlação com a evolução diagnóstica em pacientes com quadro inicial de fenômeno de Raynaud (FRy) isolado ou de doença indiferenciada do tecido conjuntivo (DITC). MÉTODOS: Foram avaliados 19 pacientes com diagnóstico pregresso de FRy isolado ou de DITC com duas ou mais capilaroscopias periungueais (CPUs) realizadas com intervalo de pelo menos um ano entre elas. RESULTADOS: Dos 19 pacientes, 11 tinham diagnóstico inicial de FRy isolado sendo que na segunda avaliação, sete mantiveram o mesmo diagnóstico, três evoluíram para esclerose sistêmica (ES) e um para síndrome de Sjögren (SSj). Oito pacientes tinham diagnóstico inicial de DITC, sendo que todos permaneceram com o mesmo diagnóstico. Nove pacientes apresentaram mudanças no padrão da CPU. Em sete, houve piora do padrão capilaroscópico, com aparecimento ou acentuação do padrão SD (Grupo A); três deles tiveram evolução do diagnóstico de FRy para ES. Os quatro casos restantes (três com DITC e um com FRy isolado) mantiveram seus diagnósticos. Em dois pacientes houve melhora da CPU (Grupo B); um deles evoluiu de diagnóstico de FRy isolado para SSj. Em dez pacientes a CPU permaneceu estável (Grupo C); todos mantiveram o diagnóstico inicial (quatro com DITC, seis com FRy). Todos os três pacientes que evoluíram para ES apresentaram aparecimento ou acentuação da microangiopatia SD (sensibilidade de 100%). Entre os 16 casos que não evoluíram para ES, 12 não apresentaram aparecimento ou acentuação da microangiopatia SD (especificidade de 75%). CONCLUSÕES: O aparecimento ou acentuação do padrão SD no intervalo de tempo estudado teve alta sensibilidade e moderada especificidade na evolução para o diagnóstico de ES.

capilaroscopia periungueal; microcirculação; esclerose sistêmica; fenômeno de Raynaud


Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br