SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Juvenile dermatomyositis: review and update of the pathogenesis and treatmentCryptosporidiosis in a patient with ankylosing spondylitis treated with adalimumab author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

HELFENSTEIN JR, Milton  and  KUROMOTO, Jorge. A síndrome anserina. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, vol.50, n.3, pp. 313-327. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042010000300011.

Dor no joelho é uma condição comum na clínica diária e a patologia anserina, também conhecida como pata de ganso, tem sido considerada uma das principais causas. O diagnóstico tem sido realizado de maneira eminentemente clínica, o que tem gerado equívocos. Os pacientes queixam-se tipicamente de dor na parte medial do joelho, com sensibilidade na porção ínferomedial. Estudos de imagem têm sido realizados para esclarecer se tais pacientes possuem bursite, tendinite ou ambos os distúrbios na região conhecida como pata de ganso. Entretanto, o defeito estrutural responsável pelos sintomas permanece desconhecido, motivo pelo qual preferimos intitular como "Síndrome Anserina". O diabetes mellitus é um fator predisponente bem reconhecido. O sobrepeso e a osteoartrite de joelho parecem ser fatores adicionais de risco, contudo, seus papéis na gênese da moléstia ainda não são bem entendidos. O tratamento atual inclui anti-inflamatório, fisioterapia e infiltração de corticoide, com evolução muito variável, que oscila entre 10 dias e 36 meses. A falta de conhecimento sobre a etiofisiopatologia e dados epidemiológicos exige futuros estudos para esse frequente e intrigante distúrbio.

Keywords : bursite anserina; tendinite da pata de ganso; síndrome da bursite/tendinite anserina; pata de ganso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese