SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Lepromatous leprosy associated with the use of anti-TNF α therapy: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

RODRIGUES, Carlos Ewerton Maia et al. Uso do abatacepte em uma paciente com artrite psoriásica. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, vol.50, n.3, pp. 340-345. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042010000300014.

Artrite psoriásica (AP) é uma artrite inflamatória soronegativa de causa desconhecida. Classicamente, a AP apresenta cinco formas clínicas, sendo a oligoartrite assimétrica a mais comum. Descrevemos o caso de uma paciente com AP refratária às drogas modificadoras da doença, que evoluiu com hepatite medicamentosa após quimioprofilaxia com isoniazida, administrada previamente ao tratamento com anti-TNFα. Em virtude do risco de ativação de tuberculose (TB) latente pela administração de anti-TNFα, da hepatotoxicidade decorrente do tratamento da TB, e baseado no fato de o tratamento da AP se assemelhar ao da artrite reumatoide, optou-se pelo tratamento empírico com abatacepte. Aproximadamente vinte dias após a segunda dose do biológico, a paciente evoluiu com importante melhora clínica, resolução da artrite, regressão das lesões de pele e melhora da anemia e das provas de atividade inflamatória.

Keywords : artrite psoriásica; hepatite medicamentosa; tuberculose; abatacepte.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese