SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Musculoskeletal system assessment in an emergency roomRheumatoid arthritis and metabolic syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor et al. Treinamento com natação sobre a avaliação funcional da nocicepção ciática em ratos. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2011, vol.51, n.3, pp. 254-259. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042011000300006.

INTRODUÇÃO: Existe certa controvérsia com relação ao efeito protetor do exercício em indivíduos com neuropatia periférica. OBJETIVO: Avaliar o treinamento físico, moderado e com intensidade progressiva, como fator infl uenciador da nocicepção em ratos submetidos a um modelo de ciatalgia. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados 18 ratos, divididos em três grupos: Grupo-Controle (PL); Grupo Natação Baixa Intensidade (GNBI); Grupo Natação Tempo Progressivo (GNTP). Para a realização dos protocolos de treinamento, os animais foram colocados em tanque de água, durante 6 semanas, 3 dias da semana, sendo que para GNBI os animais realizavam 10 minutos de natação por dia, para GNTP os animais iniciaram com 10 minutos e tendo progressão de 10 minutos por semana. PL realizava menos de 1 minuto de natação, apenas para ambientalização. Após o treinamento foi realizado o modelo experimental de ciatalgia, com amarria por fio Catgut cromado. Para avaliação da nocicepção foi utilizado o Teste de Incapacidade Funcional, que mostra os valores de tempo de elevação da pata (TEP) em um minuto. As avaliações ocorreram antes da cirurgia, no 3º, 6º e 10º dias de pós-operatório (PO). RESULTADOS: Para todos os grupos, foi possível observar que houve aumento significativo dos valores no 3º, 6º e 10º dias de PO ao comparar com os valores do momento pré-cirurgia, mas, para o controle, não houve alteração significativa entre os momentos seguintes, fato que ocorreu para os grupos de natação. CONCLUSÃO: O exercício produziu maior hiperalgesia do que nos animais controle.

Keywords : exercício; medição da dor; natação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese