SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3Swimming training and functional assessment of sciatic nociception in ratsNon-pharmacological therapy and complementary and alternative medicine in fibromyalgia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Reumatologia

versión impresa ISSN 0482-5004

Resumen

CUNHA, Viviane Roseli da; BRENOL, Claiton Viegas; BRENOL, João Carlos Tavares  y  XAVIER, Ricardo Machado. Artrite reumatoide e síndrome metabólica. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2011, vol.51, n.3, pp. 264-268. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042011000300007.

Nos últimos 20 anos, tem sido demonstrado que a artrite reumatoide (AR) pode reduzir a expectativa de vida de 3 a 10 anos em comparação com a população em geral. Atualmente, a doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte nos pacientes com AR, e a ocorrência de infarto agudo do miocárdio pode ser até quatro vezes maior nesses pacientes. A resposta inflamatória sistêmica de etiologia autoimune, somada à presença de síndrome metabólica (SM), torna duas vezes maior o risco de DCV fatal ou não fatal e da aterosclerose coronariana, independentemente da idade e sexo. A artrite reumatoide tem sido associada a aumento da prevalência de SM, mas o papel das diferentes características da doença, tais como a duração da doença, atividade e tratamento com glucocorticoides não estão bem definidos. O objetivo deste trabalho é revisar a prevalência de SM e os fatores implicados no desenvolvimento de aterosclerose nos pacientes com AR, avaliando os aspectos clínicos da AR e sua associação com o desenvolvimento de SM.

Palabras llave : síndrome X metabólica; artrite reumatoide; doenças cardiovasculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués