SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgiaLúpus Eritematoso Sistêmico com fraqueza muscular por Miastenia Gravis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Revista Brasileira de Reumatologia

versão impressa ISSN 0482-5004

Resumo

CHIEREGHIN, Adriano et al. Síndrome do impacto posterior do tornozelo: um diagnóstico que deve ser lembrado pelo reumatologista. Relato de dois casos. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2011, vol.51, n.3, pp. 286-288. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042011000300009.

O tornozelo é sítio frequente de sintomas dolorosos em atletas e não atletas. A dor localizada na região posterior pode ser o resultado final de diversas patologias, sendo um desafio diagnóstico para o reumatologista. A síndrome do impacto (pinçamento) posterior do tornozelo, também denominada síndrome os trigonum e síndrome compressiva tibiotalar posterior, é um distúrbio clínico caracterizado por dor aguda ou crônica na região posterior do tornozelo, desencadeada pela flexão plantar forçada, que promove microtrauma crônico repetitivo. A patologia do processo os trigonum-talar é a causa mais comum dessa síndrome, mas existem outras causas, como tenossinovite do flexor longo do hálux, osteocondrite de tornozelo, doença da articulação subtalar e fratura. O diagnóstico baseia-se na história clínica e exame físico, e complementado por achados na radiografia simples (RX), ultrassom (US), cintilografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). Destacamos o RX por seu baixo custo e boa sensibilidade, o US pela possibilidade de guiar infiltrações terapêuticas e a RM pela possibilidade de avaliar partes moles adjacentes.

Palavras-chave : tornozelo; traumatismos do tornozelo; articulação do tornozelo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês