SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número3Cocaine-induced midline destruction lesions with positive ANCA test mimicking Wegener's granulomatosisCutaneous leishmaniasis in a patient with ankylosing spondylitis using adalimumab índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Reumatologia

versión impresa ISSN 0482-5004

Resumen

SHIGUEMATSU, Flávia Yuri et al. Mielopatia torácica por calcificação do ligamento amarelo cursando com hiperproteinorraquia e resposta à corticoterapia: relato de caso. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2012, vol.52, n.3, pp. 442-446. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042012000300013.

Calcificação e ossificação do ligamento amarelo ou do ligamento longitudinal posterior são causas de mielopatia compressiva, mais frequentes nos níveis torácicos inferiores e bastante raras em populações ocidentais. A descompressão cirúrgica é a única terapia proposta, mas a doença costuma ser progressiva e sua recorrência após a cirurgia não é incomum. Mediadores inflamatórios podem ter algum papel na progressão da mielopatia compressiva, mas não se tem notícia de qualquer proposta de abordagem terapêutica envolvendo agentes anti-inflamatórios. Neste contexto, relatamos um caso de mielopatia compressiva por calcificação do ligamento amarelo em que se observou hiperproteinorraquia e resposta à corticoterapia. Tais informações são inéditas e podem fornecer novas ideias para a compreensão da doença.

Palabras llave : ligamento amarelo; ossificação do ligamento longitudinal posterior; compressão da medula espinal; líquido cefalorraquidiano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués