SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue5Reactive haemophagocytic syndrome in a systemic lupus erythematosus patient: case reportComplete heart block in ankylosing spondylitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

RODRIGUES, Ascedio Jose; JACOMELLI, Marcia; SCORDAMAGLIO, Paulo Rogerio  and  FIGUEIREDO, Viviane Rossi. Pneumomediastino espontâneo associado a lesões laríngeas e úlceras traqueais na dermatomiosite. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2012, vol.52, n.5, pp. 798-799. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042012000500014.

O presente estudo descreve uma paciente de 41 anos de idade com dermatomiosite, doença pulmonar intersticial e vasculopatia cutânea que desenvolveu pneumomediastino. Durante exame de broncoscopia foram encontradas lesões pálidas na laringe, que se estendiam para a árvore traqueobrônquica, e úlceras profundas na parede membranácea da traqueia. O exame histopatológico revelou presença de processo inflamatório secundário à vasculite, mas sem sinais de infecção. Lesões nas vias aéreas superiores e inferiores em paciente com dermatomiosite são raríssimas. A associação de dermatomiosite com úlceras profundas de mucosa e pneumomediastino não está bem esclarecida, mas a broncoscopia é um exame que deve ser utilizado para aperfeiçoar a avaliação.

Keywords : dermatomiosite; broncoscopia; diagnóstico de pneumomediastino.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese