SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Protocolo para avaliação física em portadores de síndrome de fibromialgiaIncidência de neoplasias nas doenças reumatológicas autoimunes mais prevalentes: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Reumatologia

versão impressa ISSN 0482-5004versão On-line ISSN 1809-4570

Resumo

CHEN, Hsin-Hua et al. Exposição à periodontite no intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético e risco de artrite reumatoide em pacientes com diabete mellitus: estudo de coorte populacional. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2014, vol.54, n.2, pp.124-130. ISSN 0482-5004.  https://doi.org/10.1016/j.rbr.2014.03.007.

Objetivo:

Examinar se uma história de periodontite (PD) antes do tratamento antidiabético está associada a risco de ocorrência de artrite reumatoide (AR) em pacientes com diabetes melittus (DM) tratados de novo.

Métodos:

Fizemos um estudo retrospectivo populacional com os dados de reivindicações do National Health Insurance (NHI) de 1997-2009 referentes a um milhão de indivíduos representativos da totalidade de matriculados. Adultos com DM (≥ 20 anos) que iniciaram o tratamento antidiabético durante 2001-2009 foram classificados como pacientes DM tratados de novo. Identificamos 7.097 indivíduos DM com história de PD em um intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético (data-índice). Na equiparação desses 7.097 indivíduos para idade por ocasião da data-índice, gênero e ano da data-índice, extraímos aleatoriamente 14.194 pacientes DM sem história de PD em um intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético. As razões de risco ajustadas (aRR) com um intervalo de confiança (IC) de 95% foram calculadas mediante a aplicação do modelo de riscos proporcionais de Cox com o objetivo de quantificar a associação entre história de PD e risco de AR.

Resultados:

Em comparação com pacientes DM sem exposição à PD no intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético, RR bruta e RR ajustada para AR entre pacientes DM e com exposição à PD no intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético foram, respectivamente, 4,51 (IC 95%, 1,39-14,64) e 3,77 (IC 95%, 1,48-9,60).

Conclusão:

A exposição à PD no intervalo de um ano antes do tratamento antidiabético foi associada a maior risco de AR em pacientes DM tratados de novo. A ausência do status de tabagismo em nível individual é importante limitação desse estudo.

Palavras-chave : Diabetes melittus; Periodontite; Artrite reumatoide; Risco; Banco de dados administrativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )