SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue6Epidemiologic profile of juvenile-onset compared to adult-onset spondyloarthritis in a large Brazilian cohortThe relationship between hemoglobin level and disease activity in patients with rheumatoid arthritis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004On-line version ISSN 1809-4570

Abstract

MARCHESINI STIVAL, Rebecca Saray et al. Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2014, vol.54, n.6, pp.431-436. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbr.2014.06.001.

Objetivo

Avaliar a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia, considerando-se como desfecho primário a resposta imediata da escala visual analógica (VAS) para avaliação da dor.

Material e métodos

Estudo randomizado, controlado e duplo-cego incluindo 36 pacientes portadores de fibromialgia (ACR 1990) selecionados no ambulatório de Reumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, PR. Vinte e um pacientes foram submetidos a uma sessão de acupuntura, nos moldes da Medicina Tradicional Chinesa, e 15 pacientes foram submetidos a um procedimento placebo (acupuntura sham). Para avaliação da dor, os indivíduos preencheram uma Escala Visual Analógica (VAS) antes e imediatamente após o procedimento proposto. As médias na variação da VAS foram comparadas entre os grupos.

Resultados

A variação entre o valor da EVA final e da EVA inicial foi de –4,36±3,23 (P=0,0001) no grupo de tratamento e de –1,70±1,55 no grupo de controle (P=0,06). A diferença na amplitude de variação da EVA (EVA inicial – final) entre os grupos favoreceu o procedimento verdadeiro (P=0,005). O tamanho de efeito (effect size – ES) para o grupo de tratamento foi de d=1,7, o que é considerado um efeito grande. Embora com uma amostra reduzida, seu poder estatístico para esses resultados foi bastante relevante (94,8%).

Conclusão

A acupuntura mostrou ser eficaz na redução imediata da dor em pacientes portadores de fibromialgia, com um tamanho de efeito (effect size) bastante significativo.

Keywords : Acupuntura; Fibromialgia; EVA; Dor crônica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )