Acessibilidade / Reportar erro

Lipoma arborescens de joelho em paciente com espondilite anquilosante: relato de caso e revisão da literatura Estudo conduzido no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

Lipoma arborescens (LA) é definido como uma proliferação vilosa lipomatosa da membrana sinovial com substituição difusa do tecido sinovial por células gordurosas maduras. A lesão é muito rara, envolve a articulação do joelho (região suprapatelar) e se associa a doenças articulares degenerativas. Descrevemos o caso de um paciente de sexo masculino, portador de espondilite anquilosante com quadro de monoartrite de joelho direito e aumento de volume importante na região suprapatelar. O diagnóstico de lipoma arborescens foi confirmado a partir da ressonância magnética do joelho direito.

Palavras-chave:
Lipoma arborescens; Espondilite anquilosante; Monoartrite

Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br