Acessibilidade / Reportar erro

Oportunidade e desafio em marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens?

Opportunity and challenge in marketing: how and why people dispose goods?

Ainda que o campo de estudos do comportamento do consumidor inclua não apenas a aquisição, mas também o uso e o descarte de bens, serviços, tempo e idéias pelos consumidores, poucos estudos se voltaram para o tema do descarte. Apesar da importância crescente desse tópico, a literatura sobre o descarte, mais do que restrita, encontra-se dispersa em trabalhos que nem sempre se articulam em um diálogo que possibilite o desenvolvimento do conhecimento e sua aplicação pelos gestores. Adotando uma metodologia para realizar investigações bibliográficas de forma sistemática com seleção de fontes “journals” com base em rankings múltiplos, a pesquisa em questão neste artigo procurou avançar no conhecimento sobre o tema de duas maneiras distintas. Primeiro, organizou de maneira crítica a literatura já produzida sobre o tema. Segundo, propôs um novo arcabouço conceitual a ser testado empiricamente em trabalhos futuros. O arcabouço articula a distinção entre cinco tipos distintos de benefícios de descarte, e propõe possíveis relações com o envolvimento no ato do descarte, dissonância e rituais de descarte. Ao final do artigo são discutidas as implicações dos resultados da pesquisa para o conhecimento do comportamento do consumidor e para as práticas gerenciais de marketing.

Comportamento do Consumidor; Descarte; Reciclagem; Envolvimento; Dissonância


Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br