Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)
On-line version ISSN 1413-2311
Abstract
MOYSES FILHO, José Edson; RODRIGUES, Andrea Leite and MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral. Gestão social e ambiental em pequenas e médias empresas: influência e poder dos stakeholders. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.204-236. ISSN 1413-2311. https://doi.org/10.1590/S1413-23112011000100008.
O objetivo deste trabalho foi analisar como grandes empresas influenciam seus fornecedores, nesse caso Pequenas e Médias Empresas PME , em prol da adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis. Utilizou-se para esse propósito a perspectiva da Responsabilidade Social Empresarial RSE que, embora careça de uma unidade teórica consistente, revelou-se mais adequada ao caso. A relevância do estudo se justifica pelo número restrito de trabalhos sobre a RSE em PME e a influência que os stakeholders - conceito usado neste caso no sentido de grupos de interesse - exercem sobre essa relação. O estudo foi realizado dentro do âmbito do Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis -, que teve como objetivo mobilizar, por meio de grandes empresas ou âncoras, a adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis por seus fornecedores. Utilizou-se a metodologia do estudo múltiplo de casos com o propósito de analisar tais impactos por meio de três empresas-âncoras e seis PME. Pelos resultados auferidos, pode-se verificar que a influência dos stakeholders acentua a importância e acelera a adoção das práticas de RSE, contudo carece de força para garantir incremento no desempenho, competitividade e oportunidades de mercado. Tal descoberta contraria o objetivo inicial do Programa Tear, conforme foi pregado às PME por seus organizadores.
Keywords : Responsabilidade Social; Gestão Social e Ambiental em Pequenas e Médias Empresas; Programa Tear; Stakeholders.