SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La calidad percebida en servicios de incubación de empresas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

versión On-line ISSN 1413-2311

Resumen

FARIA, Marina Dais de  y  CARVALHO, José Luis Felicio dos Santos de. Planejamento de cenários e amplificação da variabilidade da demanda. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2011, vol.17, n.3, pp. 823-846. ISSN 1413-2311.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112011000300010.

Este caso para ensino foi elaborado a partir dos problemas enfrentados pela DELTA, líder no mercado brasileiro de controle de pragas urbanas, a partir da epidemia de dengue do verão de 2007/2008, quando as vendas de inseticidas e repelentes pelos players do setor atingiram volumes significativamente superiores às expectativas. Falhas na previsão de demanda causaram escassez de produtos nos pontos de venda, desgastes no relacionamento da empresa com seus revendedores, dificuldades nas unidades de produção e também perda de participação de mercado da DELTA e da vice-líder GAMA para marcas alternativas. A natureza dos problemas levantados sugere questionamentos que envolvem a estrutura da indústria e a constituição da arena do mercado, bem como decisões de governança, gestão e gerência envolvidas na configuração do próprio negócio. Construída a partir de dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica, investigação documental e técnicas de observação direta, a narrativa se desdobra a partir das idéias de incerteza, transformação organizacional e integração, proporcionando possibilidades de aproveitamento do caso em disciplinas de Estratégia, Marketing, Produção e Ética, preferencialmente em cursos de graduação ou em matérias básicas de programas de pós-graduação.

Palabras llave : Gestão de Estoques; Previsão de Vendas; Incerteza Ambiental; Dengue.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués