SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Analisys of strategic adaptation process of a suggar cane brandy company producer under the light of Institutional Theory and Resour-Based ViewOuro Fino Saúde Animal case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

MANFIO, Fabiano  and  CUNHA, João Carlos da. Internacionalização dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 242-271. ISSN 1413-2311.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112012000100009.

O estudo da internacionalização das organizações emerge do processo de interação e troca entre organizações de diferentes países, em especial nas organizações comerciais e industriais. O foco deste estudo é a internacionalização dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas - IPTs. Os estudos de caso foram realizados em três instituições: Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC -, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC e Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo - IPT®. A operacionalização da pesquisa ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores e pesquisadores, análise documental com material institucional de divulgação, relatórios de gestão, relatórios técnicos e outros documentos administrativos e observação direta por ocasião das visitas às instituições. As análises mostraram que as principais ações de internacionalização dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas - IPTs -pesquisados ocorrem a partir das relações pessoais de seus pesquisadores. A internacionalização acontece principalmente em atividades de qualificação técnica, ficando as parcerias formais e a venda de serviços em segundo plano. Os resultados revelaram também uma grande diversidade de atividades internacionais desenvolvidas, contudo essas atividades caracterizam-se como de "baixa intensidade" quando comparadas com as atividades desenvolvidas pelos IPTs no país.

Keywords : Institutos de Pesquisas Tecnológicas; Internacionalização; Atividades de Internacionalização; Resultados da Internacionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese