SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Organizational socialization: a comparative study among Brazilian and norwegian civil servantsHow to be a man and be beautiful? An exploratory study on male practices of consumption of beauty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves  and  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencour. Uso e efetividade de práticas de gestão da produção e do trabalho: um survey da indústria brasileira. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 372-399. ISSN 1413-2311.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112012000200004.

O trabalho buscou caracterizar a adoção, a intensidade do uso, a efetividade e as perspectivas de uso futuro de um conjunto de doze práticas de gestão do trabalho e da produção: Reengenharia de Processos, Terceirização, Parceria na Cadeia de Suprimentos, Cultura de Aprendizagem, Empowerment, Trabalho em Equipe, Manutenção Produtiva Total, Engenharia Simultânea, Tecnologia Integrada por Computador, Célula de Produção, Produção Just-in-time e Gestão da Qualidade Total. Para tanto, foi realizado um survey por meio de entrevistas telefônicas com diretores ou gerentes de produção de 220 empresas industriais com mais de 150 empregados, localizadas em todo o território nacional. Os resultados apontam o uso amplamente difundido do conjunto antes referido de práticas, que foram introduzidas, sobretudo, a partir da última década do século XX e que são avaliadas pelos gestores de forma bastante positiva, em função dos impactos positivos gerados em termos de qualidade, custos e velocidade de resposta. A pesquisa traça um panorama geral da utilização dessas práticas, fornecendo elementos para estudos intensivos que possam aprofundar a compreensão sobre causas e efeitos dos resultados encontrados.

Keywords : práticas de gestão do trabalho e da produção; adoção de práticas de gestão; organização do trabalho; organização da produção; efetividade de práticas de gestão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese