SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A construção de um modelo sobre a retenção de clientes e seus antecedentes em um ambiente de serviçosO fomento florestal como alternativa de suprimento de matéria-prima na indústria brasileira de celulose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

versão On-line ISSN 1413-2311

Resumo

SEHNEM, Simone; OLIVEIRA, Murilo de Alencar Souza; FERREIRA, Elaine  e  ROSSETTO, Adriana Marques. Gestão e estratégia ambiental: um estudo bibliométrico sobre o interesse do tema nos periódicos acadêmicos brasileiros. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2012, vol.18, n.2, pp.468-493. ISSN 1413-2311.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112012000200007.

Este trabalho objetivou identificar a evolução do interesse de publicação da administração nas questões da gestão ambiental, estratégia ambiental, desempenho ambiental e avaliação estratégica ambiental (em português, inglês ou espanhol), através da verificação de artigos com estas temáticas em periódicos da área. Realizou-se um estudo bibliométrico, com abordagem quantitativa, em 44 periódicos brasileiros classificados em 2008 pelo sistema Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, como A1, A2, B1 e B2, para a área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Foram pesquisadas 1.203 edições disponibilizadas eletronicamente, entre 2000 e 2009, com a identificação de 113 artigos, de 22 periódicos, que citaram algum dos termos de busca no corpo de texto. Os artigos foram analisados com base nos seguintes parâmetros: identificação do periódico; ocorrência dos termos-chave; ano de publicação; e autoria. Identificou-se que apenas cinco periódicos publicaram 54,86% dos artigos selecionados: REAd - Rev. Eletrônica de Administração (15,04%), G&P - Gestão & Produção (11,50%), RAP - Rev. de Administração Pública (11,50%), CAD - Cadernos EBAPE.BR (9,74%) e PROD - Produção (7,08%). O termo chave 'Gestão Ambiental' foi encontrado no título de 38 dos artigos, é citado como palavra-chave em 64 e está presente no corpo de texto de 111. Já 'Avaliação Ambiental Estratégica' somente foi citado em 2 artigos da amostra. Os anos de maior publicação dos artigos foram 2006 (20) e 2009 (24). Os autores que mais publicaram tiveram participação em 7 artigos diferentes da amostra. Observou-se que de 2000 a 2009 houve bom crescimento de periódicos brasileiros e número de artigos publicados que citaram os termos pesquisados, inclusive com edições especiais sobre a questão ambiental, porém com difusão pouco significativa nas publicações brasileiras, haja vista que somente houve identificação dos termos-chave na razão de um artigo para cada 10 edições analisadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir, a partir da identificação quantitativa dos artigos, periódicos e autores que citaram os termos de busca desta pesquisa (conforme listagem do Apêndice 1), para configurar o estado da arte e divulgar a fundamentação teórica nacional sobre a temática da questão ambiental relacionada a gestão, estratégia e o desempenho organizacionais.

Palavras-chave : Gestão Ambiental; Estratégia Ambiental; Desempenho Ambiental; Avaliação Estratégica Ambiental; Bibliométrico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons