Acessibilidade / Reportar erro

Redes de promoção internacional e suas contribuições no processo de internacionalização: o caso do psi wines from Brazil

International promotion networks and their contribution in the internationalization process: PSI wines from Brazil case

O presente estudo foca a natureza de redes de promoção internacional formais, formadas por empresas que operam no mesmo setor e país de origem. O objetivo é analisar uma rede de promoção internacional e a sua contribuição no processo de internacionalização das empresas afiliadas. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura sobre os temas de redes interorganizacionais de cooperação, internacionalização e a formação de redes para internacionalização, bem como a coleta de evidências empíricas por meio de uma abordagem qualitativa utilizando-se do método de estudo de caso. A unidade de análise consiste no Projeto Setorial Integrado (PSI) Wines From Brazil, formado por 39 empresas do setor vinícola e mantido pelo Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN com o apoio da APEX Brasil e observada por meio da visão de issue-based net, com foco nas interligações entre os membros da rede. A coleta das evidências ocorreu durante visitas in loco, por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de 14 empresas participantes da rede, mais dois gestores executivos do projeto Wines From Brazil. Os dados foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como auxílio à análise, foi elaborada uma matriz de agrupamento conceitual, formada por quatro construtos: relação entre os atores, políticas governamentais, efeitos da participação na rede e geração de mudanças. Os resultados indicam que a formação da rede contribui no processo de internacionalização das empresas associadas principalmente por meio do suporte financeiro e da troca de informações e conhecimentos. A rede consiste numa estrutura de ligação entre empresas, governo e entidades setoriais que permite a troca de recursos necessários para a internacionalização. A associação em redes consiste numa opção estratégica, especialmente no caso de setores menos desenvolvidos internacionalmente. Em adição, os resultados apontam para os efeitos das políticas setoriais de estímulo à formação de redes de promoção internacional.

Processo de Internacionalização; Redes; Promoção Internacional; Vinhos; Wines from Brazil


Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br