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Um modelo de simulação para gestão da capacidade dos aeroportos brasileiros

A simulation model for capacity management of the brazilian airports

Un modelo de simulación para la gestión de la capacidad de aeropuertos brasileños

A importância do setor aéreo para o desenvolvimento de um país e o crescimento da demanda aérea brasileira implica na necessidade de uma gestão eficiente dos aeroportos, buscando o equilíbrio entre a capacidade e a demanda aérea. Diante disso, este artigo apresenta um modelo em Dinâmica de Sistemas capaz de auxiliar a gestão aeroportuária brasileira em relação ao dimensionamento dos subsistemas de um aeroporto (Terminal de Passageiros, Pistas e Pátio). O modelo utiliza dados sobre demanda aérea de passageiros, número médio de passageiros por voo, demanda hora-pico, nível de serviço do terminal de passageiros e tempo médio de estacionamento das aeronaves para analisar a situação de treze aeroportos brasileiros. Por fim, através da comparação da capacidade ideal produzida pelo modelo de simulação com a capacidade real instalada, o artigo classifica a situação de cada um dos subsistemas dos aeroportos estudados em adequada, crítica e preocupante. Entre os principais resultados obtidos pode-se destacar que: a Pista é o subsistema que apresenta melhores condições, enquanto que o terminal de passageiros é o subsistema em pior condição; os investimentos e aumento da capacidade são insuficientes para atender uma demanda de crescimento de 5% ao ano na hora-pico.

Gestão Aeroportuária; Gestão da Demanda; Dinâmica de Sistemas; Simulação


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