SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1INTEGRACIÓN ESPACIAL DE LOS MERCADOS EXPORTADORES DE MIEL NATURAL EN BRASILLA INFLUENCIA DE LOS VALORES ORGANIZACIONALES EN LA PERCEPCION DE LAS POLÍTICAS Y PRÁCTICAS DE GESTIÓN DE PERSONAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

versión impresa ISSN 1980-4164versión On-line ISSN 1413-2311

Resumen

OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder De et al. ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS NO BRASIL: AS PESQUISAS SURVEY NA DÉCADA DE 2000. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.54-87. ISSN 1413-2311.  https://doi.org/10.1590/1413-2311.024.55683.

A academia brasileira tem fomentado a discussão sobre a qualidade da produção científica em Administração. Este artigo une-se a essa discussão ao apresentar um levantamento das pesquisas survey publicadas na área de Marketing, entre os anos 2000 a 2010, nos principais periódicos de Administração do Brasil, assim como nos anais dos mais importantes encontros de pós-graduação que possuem a divisão de Marketing. Os resultados deste inventário foram comparados com o levantamento das pesquisas survey de Marketing realizado na década de 90 por Froemming et al. (2000b). A realização desse levantamento de artigos da área de Marketing permite uma visão longitudinal da produção de pesquisas survey e, também, proporciona uma análise comparativa dessa produção ao longo dos anos, fornecendo fundamentação para avalição da qualidade dessas publicações. Concluiu-se que ocorreram alguns progressos relativos aos critérios de qualidade dos elementos metodológicos básicos da produção científica de Marketing ao longo dos anos 2000, quando comparados com os artigos publicados na década de 90, tais como o maior percentual de pesquisas com teoria de base aprofundada, com a descrição da operacionalização de suas variáveis, com testes de confiabilidade, com a apresentação dos limites do estudo e sugestões para futuras pesquisas. Entretanto, os resultados desta pesquisa apontam que existem questões preocupantes relativas à qualidade dos estudos publicados ao longo desses 21 anos na área de Marketing no Brasil, demonstrando que ainda existem lacunas ao atendimento efetivo dos critérios de qualidade nas pesquisas survey .

Palabras clave : Pesquisas Survey; Qualidade das Pesquisas; Qualidade dos Artigos; Produção científica de Marketing; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )