SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1VALUE OF LIQUIDITY: AN EXPLORATORY STUDY IN THE BRAZILIAN COMPANIES OF ELECTRICITY SECTORTRUST AND MANAGEMENT CONTROL SYSTEM: A STUDY ON META-SINTHETIC INTERACTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre)

Print version ISSN 1980-4164On-line version ISSN 1413-2311

Abstract

VOLLES, Barbara Kobuszewski; GOMES, Giancarlo  and  PARISOTTO, Iara Regina dos Santos. UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre) [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.137-155. ISSN 1413-2311.  https://doi.org/10.1590/1413-2311.03716.61355.

Este estudo tem como objetivo analisar a influência da universidade empreendedora formada por diferentes dimensões no contexto de uma universidade. O objeto de estudo selecionado foram estudantes de graduação uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os resultados encontrados comprovam que as dimensões da universidade empreendedora: mobilização de pesquisa, colaboração da indústria, informalidades e interação das indústrias formam a universidade empreendedora, bem como influenciam nas atividades empreendedoras da mesma. A universidade estudada apresenta baixo nível de atividade empreendedora, comprovando a partir do modelo a necessidade de diferentes indicadores para que uma universidade seja empreendedora. Sugere-se então a reaplicação do modelo em outras universidades para que haja uma verificação da intensidade das atividades empreendedoras em outras instituições de ensino superior.

Keywords : Universidade Empreendedora; Orientação Empreendedora; Conhecimento, Tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )