Acessibilidade / Reportar erro

OS EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO REGIONAL NO VALOR DA MARCA DO PATROCINADOR ESPORTIVO1 1 Recebido em 05/12/2015; aprovado em 02/05/2017.

THE EFFECTS OF REGIONAL IDENTIFICATION ON THE SPORTS SPONSOR’S BRAND EQUITY

LOS EFECTOS DE LA IDENTIFICACIÓN REGIONAL SOBRE EL VALOR DE LA MARCA DEL PATROCINADOR DEPORTIVO

RESUMO

Desde que foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o montante de receitas movimentado pelo patrocínio esportivo no Brasil têm crescido significativamente, entretanto, sem que a prática gerencial e a pesquisa acadêmica tenham se desenvolvido no mesmo ritmo. O presente estudo, que visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre tema, investigou o impacto da identificação regional do patrocinador e da congruência entre time e patrocinador no valor da marca do patrocinador. As principais referências teóricas do estudo são a teoria da identidade social (TAJFEL; TURNER, 1979TAJFEL, H.; TURNER, J. C. An integrative theory of intergroup conflict. The Social Psychology of Intergroup Relations, v. 33, n. 47, p. 74, 1979.), a teoria do esquema (AXELROD, 1973AXELROD, R. Schema theory: An information processing model of perception and cognition. American Political Science Review, v. 67, n. 4, p. 1248-1266, 1973.), a teoria da rede associativa (COLLINS; LOFTUS, 1975COLLINS, A. M.; LOFTUS, E. F. A spreading-activation theory of semantic processing. Psychological Review, v. 82, n. 6, p. 407-428, 1975.) e o valor da marca na perspectiva do consumidor (KELLER, 1993KELLER, K L. Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of Marketing, p. 1-22, 1993.). A pesquisa foi realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS), estado marcado pela valorização da cultura regional gaúcha. A amostra foi não-probabilística, composta por 2.116 fãs de Grêmio e Internacional. Foi analisada a relação entre os dois times as marcas Banrisul e a Unimed Porto Alegre, patrocinadoras de ambos os clubes há mais de dez anos. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória; e foram verificados a confiabilidade e as validades convergente, discriminante e nomológica dos construtos. Para testar as hipóteses substantivas, foi aplicada a Modelagem de Equações Estruturais, usando a técnica ADF. Os resultados empíricos sugerem que o valor da marca do patrocinador é influenciado principalmente de forma indireta pela identificação regional do patrocinador, dado que este efeito é mediado parcialmente pela congruência entre time e patrocinador.

Palavras-chave:
Marketing Esportivo; Patrocínio Esportivo; Identificação Regional; Valor da Marca; Congruência entre Time e Patrocinador

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br