Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA CIDADE BAIXA COMO POLO CRIATIVO POTENCIAL1 1 Recebido em 05/02/2016, aprovado em 13/03/2018.

ANALYSIS OF CIDADE BAIXA AS A POTENTIAL CREATIVE HUB

ANÁLISIS DE LA CIDADE BAIXA COMO POLO CREATIVO POTENCIAL

RESUMO

A Economia Criativa vem recebendo atenção crescente, podendo contribuir para um desenvolvimento centrado nas pessoas e como insumo para a criação de empregos e inovação, favorecendo a inclusão social, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Para ampliar sua discussão no Brasil, este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e os limites para um território localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, constituir-se como polo criativo. Entre os aspectos favoráveis destacam-se: a localização, o patrimônio histórico e o ambiente que reúne arte e cultura, bares, restaurante e casas de espetáculos, tornando-o atrativo para o turismo; a aceitação da diversidade; a concentração de empreendimentos criativos e o interesse de moradores e empreendedores no seu desenvolvimento como espaço criativo. Entre as limitações estão: as disputas entre moradores, proprietários de bares e promotores de eventos; a falta de comunicação; a ausência de laços fortes e de articulação entre atores ligados à economia criativa em prol de objetivos comuns; o risco de supervalorização de imóveis na região e de afastamento de artistas e estudantes para outros bairros, descaracterizando o seu tecido constituinte. Como principais contribuições deste estudo, alerta-se para: (a) a incorporação acrítica da noção de economia criativa por instituições públicas e privadas, reproduzindo modelos internacionais; (b) o predomínio do interesse em ganhos econômicos em detrimento da preservação de aspectos históricos e culturais do bairro; (c) a desarticulação entre os atores do território, o que amplia conflitos e compromete a construção de uma proposta integrada para a constituição de um polo criativo; e (d) o uso do conceito de território criativo para uma compreensão do espaço mais profunda do que a de polos criativos, que enfatiza elementos objetivos e convergentes, deixando de explorar contradições e disputas existentes no território.

Palavras-chave:
Economia Criativa; Território; Polo Criativo

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br