SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17The appropriations of Pierre Bourdieu's work in the brazilian educational fieldAlternative-official curricula: the risk(s) of hybridism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp. 86-99. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007.

O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. Em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese