SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20School reading books: a morphology (1866-1956)The theory of habitus in Pierre Bourdieu: a contemporary reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CASASSUS, Juan. Cambios paradigmáticos en educación. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp. 48-59. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000200004.

Analisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para um matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.

Keywords : paradigmas em educação; mudanças em educação.

        · abstract in English     · text in Spanish     · pdf in Spanish