SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Problematising ways of seeing: media and educational researchLina, a wonderful child! Friedrich Froebel and the pedagogy of kindergartens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

RATTO, Ana Lúcia Silva. Cenários criminosos e pecaminosos nos livros de ocorrência de uma escola pública. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp. 95-106. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000200008.

O artigo identifica relações entre a temática da confissão e a narrativa existente nos livros de ocorrência recentes de uma escola pública de Curitiba, baseando-se em referenciais analíticos pós-estruturalistas. Esses livros relatam casos de alunos considerados pela escola como problemáticos e indisciplinados, contendo um total de 517 ocorrências nos anos de 1998 e 1999. Trata-se de visualizar, no registro dos livros de ocorrência, elementos produtores de cenários criminosos e pecaminosos no cotidiano escolar, naquilo que podem expressar em termos das práticas confessionais de tipo jurídico e religioso. Do ponto de vista jurídico, a confissão é vista em algumas de suas possíveis articulações com outros elementos presentes no relato dos livros, como testemunhos, provas, indícios, fazendo parte de uma espécie de miniinquérito diário da escola, produtor de acusações, crimes e penas. Do ponto de vista religioso, a dinâmica confessional é vista através desses livros como parte de um processo de circulação de pecados, em que a tradicional batalha do Bem contra o Mal, de Deus contra o Diabo, é apresentada e, de certa forma, ensinada.

Keywords : disciplina escolar; cultura escolar; confissão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese