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A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber

La pesquisa educacional entre conocimientos, políticas y prácticas: especificaciones y desafíos de una área del saber

Educational research amid knowledge, policies and practice: specificity and challenges of an area of knowledge

Será que pode ser definida e construída uma disciplina específica, chamada educação ou ciências da educação? O autor apresenta três respostas possíveis. Primeira: os departamentos de educação não passam de um agrupamento administrativo de matérias interessadas pela educação. Segunda: esse próprio agrupamento gera uma especificidade das pesquisas, entre conhecimentos, políticas e práticas. A terceira resposta consiste em apostar em uma disciplina específica. Nessa última perspectiva, são analisados sete tipos de discursos atuais sobre educação: espontâneo, dos práticos, dos antipedagogos, da pedagogia, das ciências humanas, dos militantes e das instituições internacionais. Nesse campo já saturado de discursos, qual lugar para um discurso científico específico? Para responder a essa pergunta, o autor apresenta algumas propostas teóricas e práticas.

educação; ciências da educação; pesquisa em educação


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