SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questãoCurrículo como espaço-tempo de fronteira cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

STRECK, Danilo R.. A educação popular e a (re)construção do público: há fogo sob as brasas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.272-284. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000200006.

O artigo busca situar a educação popular no contexto da reconstrução da esfera pública na América Latina. A partir da volta às suas origens para identificar o lugar social e os espaços pedagógicos nos quais a educação popular se originou, argumenta que um traço distintivo dela é a própria busca, no mesmo sentido em que a identidade latino-americana se constitui como esse lugar de possibilidades. Analisa a seguir algumas estratégias pedagógicas clandestinas, assim entendidas por se caracterizarem como ausência ou ocultamento, respectivamente: pedagogia da sobrevivência, da resistência e da relação. No final, retorna à imagem do labirinto para definir as perplexidades - históricas e atuais - da educação popular.

Palavras-chave : educação popular; América Latina; esfera pública; pedagogias alternativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons