Alfredo Macedo Gomes ALFREDO MACEDO GOMES Roderick Somerville Kay RODERICK SOMERVILLE KAY

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue42Work and education in the Rural Workers' Movement: freedom or emancipation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ROBERTSON, Susan L.. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado?.Translated byAlfredo Macedo Gomes,  Roderick Somerville Kay. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp. 407-422. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000300002.

O artigo examina a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior no mundo, focalizando em particular a Europa e o seu projeto de globalização da educação superior, assim como as implicações do mesmo para outras economias nacionais e regionais. O trabalho começa com o Espaço Europeu de Educação Superior, esboçando as principais características do competitivo projeto europeu na educação superior. Apresenta-se como o Processo Multilateral de Bolonha, projetado para criar uma arquitetura unificada de educação superior na Europa, foi remodelado e dirigido pela estratégia Lisboa 2000 da União Europeia para a competitividade e pelo relançamento da Agenda Lisboa 2005. Essa agenda tem permitido a utilização da educação superior como uma plataforma para amplas estratégias de regionalização e globalização da União Europeia para criar tanto "mentes" quanto "mercados" para a economia europeia de conhecimento, levando à emergência de um sistema global mais integrado e relacional de educação superior. As ações da Europa também são moldadas por seu próprio projeto de construção do Estado, que tende a favorecer a colaboração com as regiões e promover o inter-regionalismo como uma plataforma para a negociação global.

Keywords : Processo de Bolonha; Europa; educação superior; regionalização; globalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese