SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Gestão e autonomia escolar: um estudo comparado Brasil/PortugalUm balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. O conceito de gênero: uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.99-117. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000100006.

Este artigo resulta de trabalho encomendado pelo GT de Sociologia da Educação, com o objetivo de impulsionar o debate teórico sobre o conceito de gênero no âmbito do grupo. Diante da impossibilidade de fazer uma discussão abrangente de todas as vertentes e polêmicas que envolvem o conceito, decidiu-se enfocá-lo a partir dos autores mais frequentemente utilizados nos trabalhos apresentados no GT nos últimos dez anos: Scott, Bourdieu e Connell. Acredita-se que as questões aqui levantadas refletem algumas das tensões e problemáticas candentes nos estudos feministas, podendo contribuir para que pesquisadores e pesquisadoras da educação, mesmo não se tornando especialistas, considerem também as determinações de gênero em seus estudos específicos.

Palavras-chave : sexo; gênero; dominação masculina; masculinidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons