SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp. 545-562. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300002.

O artigo discute as relações existentes entre educação e desenvolvimento econômico, recorrendo à Lei do Valor formulada por Marx. Nessa perspectiva, aborda a formação das novas gerações, inserido-a no âmbito mais vasto da produção e reprodução da força de trabalho, em situações de mais-valia absoluta e de mais-valia relativa. As mudanças no campo educacional são referidas como a tentativa de inaugurar uma nova etapa nesse processo, a partir da reorganização do capitalismo iniciada nos anos de 1980. Questiona a linearidade afirmada na Teoria do Capital Humano entre educação e desenvolvimento econômico, integrando na análise aspectos políticos relativos às lutas e à recusa de estudantes a aprender o que a escola seleciona como relevante, assim como a resistência dos professores às formas de trabalho a que estão submetidos.

Palavras-chave : reprodução da classe trabalhadora; massificação da educação; valor de uso e valor de troca da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português