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Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro

Dimensiones estratégicas y limites del papel de la educación para el desarrollo brasileño

Strategic dimensions and limits of the role of education for Brazilian development

O propósito maior deste estudo é o de discutir a relação entre educação e desenvolvimento no contexto atual da sociedade brasileira, tendo-se em conta a condição sistêmica de uma economia altamente globalizada. Parte-se da premissa segundo a qual o desenvolvimento não é factível a todos os países, ao menos nos padrões alcançados no chamado Primeiro Mundo, mas também se reconhece que o desenvolvimento de uma nação não se concretiza sem uma educação de qualidade para todos. Questiona-se o poder de transformação social que tem sido atribuído à educação, uma vez que ela própria é, em grande medida, derivada das condições socioeconômicas. Busca-se analisar em que grau o padrão educacional brasileiro estaria comprometendo o desenvolvimento do país e como este, em seu estágio atual, afeta a qualidade da educação. Trata-se, pois, de analisar potencialidades e limites da educação diante do desafio de tornar o Brasil uma nação economicamente dinâmica e socialmente justa.

educação e desenvolvimento; relação centro-periferia; fatores socioeconômicos


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