SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Avaliação de progresso do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica: Novas Fronteiras - edição 2007 e oportunidades de formação de redes cooperativas nas áreas estratégicas e tecnologias portadoras de futuroO mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp. 745-768. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300011.

Este estudo visa identificar diferentes abordagens sobre o plágio; comparar as abordagens das melhores universidades mundiais com as universidades brasileiras; apresentar uma proposta de enfrentamento do plágio no Brasil. Realizou-se uma pesquisa descritiva documental com uma amostra não probabilística intencional extraída do Webometrics Ranking of World Universities. Constatou-se que nas universidades da Oceania, Europa e América o plágio é abordado de forma diversificada e abrangente, envolvendo medidas institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. Verificou-se que nas universidades brasileiras o assunto praticamente não é abordado. Propõe-se as seguintes ações: atuação institucional no desenvolvimento da integridade acadêmica; definição e divulgação de política institucional; apresentação de conteúdo relacionado ao plágio nas home page das universidades brasileiras; integração do estudo sobre escrita acadêmica e plágio em matéria específica da grade dos cursos superiores.

Palavras-chave : plágio; abordagem universitária; medidas de enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português