SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue49School administration political nature and the power struggle in schoolSolidary construction of students habitus: results of a survey developed in public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

STECANELA, Nilda  and  KUIAVA, Evaldo Antonio. As escritas de si na privação da liberdade: jovens em conflito com a lei arquivando a própria vida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.49, pp. 175-192. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000100010.

O foco deste trabalho volta-se para os percursos reflexivos produzidos numa pesquisa realizada com jovens em conflito com a lei e socializados em contextos de privação da liberdade. Tem como objetivo analisar as representações que nove jovens, situados na faixa etária dos 18 aos 21 anos, têm sobre sua situação juvenil, considerando as narrativas de si como material privilegiado para reflexão. Procura escavar as subjetividades construídas nos processos de estigmatização associados aos percursos pelas rotas do risco, assim como os indícios e o grau de identificação que cada jovem tem com suas identidades enquanto: jovens, alunos, presos ou outras. Considera como cenário uma instituição de caráter socioeducativo, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A (auto)biografia utilizada como metodologia na construção dos dados valeu-se da carta como suporte para as escritas de si, através da qual os jovens produzem narrativas sobre o cotidiano juvenil na privação da liberdade.

Keywords : escritas de si; jovens em privação de liberdade; narrativas (auto)biográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese