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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VINCENT, David. Alfabetização e desenvolvimento. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.539-560. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800002.

Este artigo analisa a dinâmica da recente alfabetização em massa na Inglaterra no contexto de práticas em países modernos em desenvolvimento, incluindo o Brasil. A Grã-Bretanha começou a investir em educação durante as décadas de 1860 e 1870, aproximadamente, e desenvolveu técnicas para medir os índices de alfabetização, os quais influenciaram profundamente as concepções de leitura e escrita de hoje e do passado. Redes de poder e ações eram ignoradas em favor da realização individual. Os dados sugerem que a Inglaterra levou mais tempo do que países modernos para alcançar suas metas, mas que mostrou desigualdades similares em relação a idade, gênero e renda. A ênfase dada ao ensino subsidiado e inspecionado sistematicamente ignorou o papel dos métodos informais de instrução. A escolarização inglesa antiga, assim como a do presente, elegeu praticamente um único método de alfabetizar. Comparada com seus contemporâneos, a Inglaterra teve a vantagem de ter um forte desenvolvimento econômico e uma longa história de práticas de alfabetização.

Palavras-chave : alfabetização; educação; Inglaterra; século XIX; países em desenvolvimento; índices de alfabetização.

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