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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LAGO, Clenio  e  FARINON, Mauricio João. A educação no horizonte da construção linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.755-777. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800012.

Este artigo tem como problemática e objetivo central a reflexão sobre o sentido da educação, com base na teoria crítica de Adorno e na perspectiva hermenêutica de Gadamer, as quais se situam em uma corrente filosófica denominada pós-metafísica. A quebra dos referencias tidos até então como seguros afeta o projeto educacional ocidental no que se refere à sua finalidade, uma vez que indicava fins definidos de modo absolutamente universais e sem considerar a dinamicidade da experiência. Tais autores se deparam com o problema da formação nesse novo contexto, marcado pelo retorno do interesse ao ser humano em sua contingência histórica e como constituidor de linguagem em âmbito intersubjetivo. Nesse intuito, serão resgatadas as proposições dos filósofos em questão para, em seguida, estabelecer o diálogo entre eles, propondo um sentido para a educação no século XXI. Ambos oferecem elementos que, se articulados, apresentam proposições significativas aos desafios educacionais do mundo contemporâneo, ao assumirem o diálogo, a linguagem e a construção como elementos educativos.

Palavras-chave : educação; linguagem; experiência formativa; hermenêutica; Adorno; Gadamer.

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