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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

VILACA, MURILO MARIANO. Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.245-269. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206012.

As más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.

Palabras clave : más condutas científicas; ética científica; cientometria; pressão por publicação.

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