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Relações entre sujeitos sociais* * Não sendo o objeto específico deste artigo, o conceito de sujeito social será, mesmo que brevemente, abordado aqui por sua importância no âmbito do tema tratado. O conceito de sujeito social adotado toma como base o materialismo histórico-dialético, para o qual o sujeito se constitui historicamente na relação com o seu meio social, mas ele não é apenas condicionado pelas determinações sociais objetivas. O sujeito social é o foco no qual entrecruzam as relações entre o individual e o social, entre as condições materiais objetivas e as subjetivas. e objetos técnicos** ** A expressão "objetos técnicos" apoia-se na obra de Simondon (1989), Du mode d’existence des objets techniques (O modo de existência dos objetos técnicos). Ela é aqui utilizada para afirmar a vinculação da técnica à cultura, fazendo referência aos objetos produzidos por sujeitos sociais em sua relação com o meio natural e social, transformando-o e transformando-se. uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias

RELATIONS BETWEEN SOCIAL SUBJECT AND TECHNICAL OBJECTS: A NECESSARY REFLECTION TO INVESTIGATE THE EDUCATIONAL PROCESS MEDIATED BY TECHNOLOGIES

RELACIONES ENTRE SUJETOS SOCIALES Y OBJETOS TÉCNICOS: UNA REFLEXIÓN NECESARIA PARA INVESTIGAR EL PROCESO EDUCATIVO MEDIADO POR LA TECNOLOGÍA

A investigação sobre os processos formativos on-line tem uma base técnica, mas a relação com a técnica nunca é puramente instrumental. Além de uma base técnica que define suas funcionalidades, as plataformas digitais, os ambientes virtuais e os meios de comunicação digitais em rede possuem como característica o fato de permitirem a transmissão de elementos de ordem abstrata ou simbólica. Este artigo propõe um exercício sobre questões epistemológicas e metodológicas que envolvem a pesquisa sobre os processos formativos on-line, de maneira que seja superado o antagonismo entre as dimensões cultural e técnica dos meios tecnológicos. Parte-se de duas possibilidades explicativas para as relações entre as tecnologias e a educação e propõe-se a abordagem sociotécnica como possibilidade de orientação teórico-metodológica.

tecnologias e educação; objetos técnicos; abordagem sociotécnica; tecnologias de informação e comunicação


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