SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número61Mediações on-line em cursos de educação a distância os professores de língua portuguesa em questãoEMANCIPAÇÃO E INQUÉRITO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE VALENTÍN LETELIER PARA A DISCUSSÃO DA CATEGORIA DE ATO DIDÁTICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE  e  GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS. Memórias de uma professora ao recompor cenários do ensino público em Lomba Grande, Novo Hamburgo, RS (1931-1942). Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.61, pp.383-407. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206106.

Este estudo analisa as narrativas de Gersy, uma professora do grau primário, cujas memórias ajudam a compreender como se constituíram os primeiros tempos de escolarização no espaço rural de Lomba Grande, Novo Hamburgo, RS. As práticas culturais, nesta pesquisa, pretendem recompor a história do ensino nesse local, entre o ingresso de Gersy na escola, como aluna, em 1931, até o início de sua vida profissional como professora, em 1940. Halbwachs (2006), entre outros autores, auxilia na articulação entre memória e contexto sócio-histórico reconstruído pela ótica da história cultural. O conjunto de indicadores empíricos evidencia um saber incorporado ao fazer docente naquela comunidade e a mobilização da comunidade para que os filhos dos colonos tivessem escola. Ao desenvolver os procedimentos analíticos, percebem-se também limites e possibilidades no uso da memória. Entre as conclusões, ainda permanece a questão: um grupo escolar em uma região rural germânica poderia estar associado à "política de nacionalização" que caracterizou o governo de Getúlio Vargas?

Palavras-chave : história da educação; memória; ensino rural; práticas pedagógicas; aula pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )