SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de resposta à intervenção em uma amostra brasileiraResponsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BROD, FERNANDO AUGUSTO TREPTOW  e  RODRIGUES, SHEYLA COSTA. O conversar como estratégia de formação contínua na tutoria da educação profissional a distância. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.631-652. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216633.

Este estudo propõe uma reflexão valendo-se do conversar dos professores tutores da educação profissional a distância da Rede e-Tec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Visconde da Graça (IFSul CAVG) sobre o trabalho de mediação pedagógica que realizam na tutoria. Trouxemos, desse conversar, os temas que foram recursivos e os analisamos por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e Lefèvre. Na análise, sustentamos as interlocuções com os autores Maturana, Lévy, Shulman e Tardif por meio dos conceitos: cultura em redes de conversação, inteligência coletiva, conhecimento pedagógico do conteúdo e formação profissional docente. Os discursos coletivos assinalam para os reflexos ocasionados pela falta de interação entre os professores pesquisadores e os professores tutores e seus impactos no processo de mediação pedagógica.

Palavras-chave : educação profissional a distância; tutoria; mediação pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )