SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66A educação superior brasileira: dilemas, desafios e comparações com os países da OCDE e do BRICSÉtica na pesquisa com crianças: ausências e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ESTRADA, MARÍA LUISA CASTRO; REJAS, MARÍA JOSÉ RODRIGUEZ  e  URIAS, EMILIANO URTEAGA. AULA ABERTA: A RELAÇÃO DOCÊNCIA, PESQUISA E COOPERAÇÃO COMUNITÁRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.737-758. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216638.

O presente artigo é resultado de reflexão coletiva em relação à prática e concepção da educação em uma universidade alternativa que permite a construção de relações abertas de ensino-aprendizagem. Desejamos compartilhar o modo como imaginamos a aula aberta: um vínculo entre formação, pesquisa e cooperação comunitária. Apresentamos os desafios do projeto e nossas aprendizagens na Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM): a compreensão de aula como um lugar aberto à comunidade; o trabalho coletivo e a necessidade da interdisciplinaridade dos processos de ensino-aprendizagem quando se deseja trabalhar na horizontalidade; e a cooperação comunitária como estratégia de formação que permite ao estudante iniciar-se na prática profissional quando ainda está estudando. Finalmente, destacamos as possibilidades de pesquisa e (trans)formação dos espaços onde habitamos e assim contribuir para seu melhoramento. Terminamos com uma proposta para que seja repensado o papel da universidade no momento atual.

Palavras-chave : aula aberta; trabalho colegiado; comunidades de aprendizagem; cooperação comunitária; universidade pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )