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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GALIAN, CLÁUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO. A seleção do conhecimento em documentos curriculares: ciências naturais e arte. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.989-1007. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216750.

O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no ensino fundamental, em ciências naturais e arte. O procedimento adotado foi a análise documental, e as fontes foram os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas elaboradas por dois estados. Foram levantadas informações sobre: a justificativa para a inclusão das disciplinas no currículo e os temas a serem abordados. Foram comparadas as formas de tratamento desses aspectos, a fim de identificar os diferentes tons assumidos em relação às disciplinas. Para a análise, foram utilizados os conceitos de recontextualização e de conhecimento poderoso. Os resultados sugerem que a discussão sobre as definições curriculares tende a se acirrar quando se trata de disciplina socialmente reconhecida como relevante - as ciências -, mais do que quando se trata de pensar no potencial formativo das artes.

Palavras-chave : currículo; recontextualização; conhecimento escolar.

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