SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue70Teaching, research and extension at the Universidade Federal de Viçosa: origin and institutional trajectory (1926-1988)The surprising success of the Finnish educational system in a global scenario of commodified education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, ADRIANA LEÔNIDAS DE  and  FREITAS, MARIA ESTER DE. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.774-801. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227039.

O presente estudo teve como objetivo analisar experiências interculturais de alunos e professores universitários que realizaram programas de mobilidade acadêmica internacional, focalizando os desafios vivenciados, os aspectos facilitadores e os ganhos alcançados. Foram conduzidas 30 entrevistas e o material obtido foi analisado qualitativamente com o auxílio do software Ethnograph. Resultados apontam que os maiores desafios concernem ao processo de adaptação sociocultural, sendo uma das principais dificuldades a barreira do idioma. Entre os elementos facilitadores destacam-se a relação com outros intercambistas e o apoio dos professores. A experiência de mobilidade revela-se como favorecedora da construção de um importante capital simbólico, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais, interculturais, profissionais e acadêmicas. Destaca-se o papel da universidade nesse processo por meio de ações de apoio e orientação aos envolvidos.

Keywords : internacionalização da educação superior; mobilidade acadêmica internacional; experiência intercultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )