SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71BETWEEN LIGHT AND SHADOW: THE IMMEDIATE PAST AND PROBABLE FUTURE OF RESEARCH ON THE YOUTH IN BRAZILPORTUGUESE AND SPANISH PICTURE POETRY BOOKS: AESTHETIC SYNERGY BETWEEN WORDS AND ILLUSTRATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALVES, NILDA GUIMARÃES. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227147.  Epub Oct 09, 2017. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227147.

O artigo mostrou uma trajetória das práticas e do pensamento acerca da formação dos docentes no Brasil e seus currículos, indicando uma possibilidade histórica que foi além da resistência à agenda oficial. Nele, questionou-se uma posição comum em momentos de crise que é a de combate às posições oficiais, exclusivamente, indicando que é necessário e possível irmos além dessa resistência, sair da agenda imposta e propor movimentos diversos e criadores que possam produzir debates e avanços nessa - e em outras - questão.

Keywords : formação docente; movimentos pela formação; redes educativas; resistência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )